top of page
  • Foto do escritorDaniel Pellegrini Lemos

Regras Claras no adestramento de gatos

   Olá, seja muito bem-vinda(o) de volta!

 

   Dando continuidade à série de pequenas dicas sobre comportamento felino, falaremos hoje sobre a importância do reforço positivo e manter os limites claros e regras claras no adestramento de gatos.



Gato obediente e gato arteiro


Deixar claro desde o começo quais comportamentos, brincadeiras e atitudes podem e não podem acontecer é fundamental. E se essas regras existem nunca devem ser quebradas! Combinado?

Por exemplo: O gato pode ou não ficar em cima da mesa da cozinha? Na cama? As vezes sim e outras não?… Percebe como é confuso?

   Em alguns momentos, quando ele derruba determinado objeto (e eles adoram fazer isso!) você acha engraçado, mas num momento diferente fica bravo e nervoso? É muito difícil para eles entenderem o que pode e o que não pode e o que te deixa feliz e irritado.

   Essa incerteza acaba por gerar expectativa, ansiedade e muita frustração, sendo um dos pontos geradores de conflito.

 

   E como agir quando o gato faz algo que não gostamos, como morder nossa mão (e como isso pode doer!) para simular uma caçada?

   Para muitas pessoas a reação normal é gritar, empurrar ou mesmo dar “um tapinha” na sua cabeça ou fazer gestos agressivos mostrando reprovação.

   Mas essa não é uma atitude correta, ela apenas acrescentará mais stress e distanciamento na relação. É o que chamamos de “reforço negativo”.

 

   Nesse momento, a melhor atitude que você deve tomar é ignorá-lo e ir procurar uma outra coisa para fazer, algo que não envolva dar mais atenção para ele. Levante e vá embora! Dê-lhe a famosa “gelada”!

  

   Nos próximos posts abordaremos novamente esse tema das mordidas, para compreender melhor quais motivos levam a esse comportamento e como você pode agir para remediá-lo.

 

  E como é na sua casa? Seus gatos possuem passe livre para todos os cômodos da casa? Eles já sabem o que podem e o que não podem fazer? Conta pra gente!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page